Printshop_Boutique_Facebook_Cover__2_-removebg-preview.png

ETAPAS DO PROCESSO

SEPA.jpg

 

Desenvolvimento MoldeFerramental

SEPA.jpg

O desenvolvimento do molde ferramental é realizado a partir do projeto do cliente ou projetos em parceria, o desenho, layout, amostra é o inicio para a viabilidade do processo de microfusão.

  Realizado de acordo com as necessidades do cliente a MICROSERCIA dispõe da mais alta tecnologia, e modernidade em equipamentos para alta precisão dos requisitos dos clientes, qualidade é assegurada com equipe especializada e técnica assegurando todo feed back necessário para a fabricação de um produto com qualidade.

Imagem2.jpg
Imagem1.jpg

 

Etapa de Fabricação do Ferramental

SEPA.jpg

Todos os item desenvolvidos pela MICROSERVECIA  são elaborados por equipamentos , ferramentas e software modernos  para buscar  a melhor condição possível do produto.

As ferramentas são fabricadas em modernos Centros de Usinagem que a partir de um desenho gerado em 3D, o equipamento usina os blocos de alumínios modelando uma cavidade fielmente reproduzida ao produto em desenvolvimento.

Essas ferramentas serão a base da produção na primeira etapa do processo  de Fabricação de Modelos em Cera.

2.jpg
1.jpg

 

Fabricação de Modelos em Cera

SEPA.jpg

Nessa área é realizado a operação de injeção de cera nos moldes de alumínio que foram desenvolvidos na etapa anterior.

A cera elaborada deve ser minuciosamente preparada, pressão, temperatura são parâmetros controlados para um objetivo próprio, que é a qualidade do produto final.

Os equipamentos denominados injetoras injetam cera no molde assim produzindo modelos em cera fielmente ao produto, nessa operação já está definido a demanda, geometria, material, inspeções, tudo para assegurar os requisitos do cliente.

3.jpg

Formação do Cacho ou Árvore de Modelos (peças) em Cera

SEPA.jpg

Todas os modelos (peças) em cera da etapa anterior vão ser adicionados (colados) a uma estrutura chamada canal árvore que somando as peças em cera transforma-se  em um cacho de modelos (peças) em cera

 

Os modelos (peças) em cera são coladas uma a uma de forma manual

Formando esse cacho (árvore) que posteriormente passará para uma outra etapa do processo de microfusão.

 

A próxima  etapa é o revestimento cerâmico, uma sala com o ambiente controlado em relação a temperatura e umidade.

2.jpg
1.jpg

Revestimento Cerâmico

SEPA.jpg

Essa etapa é um dos pontos mais importantes do processo de microfusão.

  O ambiente temperatura, umidade e tempo são totalmente  controlados

  Os cachos de modelos em cera são revestidos por várias camadas de material cerâmico refratário e cada revestimento aplicado tem seu tempo determinado de secagem, sendo extremamente rigoroso o controle da climatização desta área até formar uma espessura determinada.

  Podemos ver os cachos a área de secagem

1.jpg

Desceragem

SEPA.jpg

Após o revestimento nos cachos de modelos em cera revestidos de material refratário, são então enviados à autoclave, que extrai a cera do interior dos cachos por meio de vapor d´água super aquecido com alta pressão.

  Os espaços anteriormente preenchidos com os modelos em cera ficam, então, vazios.

1.jpg
2.jpg

Calcinação

SEPA.jpg

Para adquirir maior resistência mecânica, choque térmico e parâmetros de processo os cachos agora vazios são levados ao Forno de Calcinação a uma temperatura elevadíssima, como podemos ver nas fotos

  Ao mesmo tempo é preparado o Forno de Indução, onde é adicionado o material, sucata e ligas conforme especificação do cliente até transformar em aço liquido.

  Os parâmetro de temperatura são minuciosamente controlados nessa etapa também.

1.jpg
2.jpg

Análise química da composição do material

SEPA.jpg

  Uma etapa muito importante é a análise da composição química do material.

  Antes de vermos a próxima etapa que é a fusão e envasamento, temos que pegar uma pequena amostra do material (aço liquido) e fazermos uma análise por Espectrometria. Um equipamento de ultima geração que verifica a composição química do material e informa a necessidade de correção, diluição e aprovação do material.

  Lembrando que se não estiver dentro da composição especificada, as especificações físicas e mecânicas estarão comprometidas, por isso essa etapa é muito importante.

1.jpg
2.jpg

Fusão - Envasamento

SEPA.jpg

Depois de calcinados, os cachos cerâmicos são cuidadosamente envasados como podem ver a sequência

  O aço líquido, que por gravidade vaza para o molde todo, preenchendo os espaços vazios formando as peças brutas que ainda estão unidas ao canal.

  Logo após é necessário resfriar os cachos que ainda estão envolvidos com a cerâmica como podem ver na foto

importante.

1.jpg
2.jpg

Desmoldagem

SEPA.jpg

Após resfriar os cachos a próxima etapa é a Desmoldagem.

 

  Todo cacho ainda com revestimento cerâmico vai ser adicionado a um equipamento (foto) que se denomina Martelete.

 

  O equipamento causa um tremor com pressão nas bases inferior e superior do cacho,  assim á cerâmica é separada, das peças em aço já modeladas, mas ainda ligadas ao canal.

2.jpg
1.jpg

Destaque e
Lixamento das peças

SEPA.jpg

Após a Desmoldagem vem a etapa de destaque das peças, essa operação basicamente é separar as peças do canal de alimentação.

  Esta etapa é o acabamento final a fazer nas peças, logo depois de ter saído do processo de jateamento a peça já com acabamento próximo do seu estado final.

  Necessita-se então lixar o canal que não faz parte da peça,  

  Esse canal ele está ali porque ajudou no processo de formação, mas agora será necessário retira-lo.

  os canais das peças estão sendo lixados de forma meticulosa pelo colaborador extremamente treinado, no equipamento Lixadeira, retirando todo o canal.

2.jpg
1.jpg

Jateamento

SEPA.jpg

Na foto 1 podemos conhecer esses modernos equipamentos que retira por completo esses vestígios de cerâmica e além disso da um acabamento visual próximo ao produto final.

 

Na foto 2 as peças estão adicionadas no equipamento, elas ficam girando no seu interior com granalhas de aço, retirando toda a cerâmica que o processo de Desmoldagem não foi capaz de fazer.

2.jpg
1.jpg

Controle de Qualidade

SEPA.jpg

  Logo após o segundo jateamento que é realizado para retirar as marcas de lixas, deixando a peça com um acabamento homogêneo. O produto final, ficará com uma qualidade visual além das expectativas como podemos ver nas fotos ao lado e seu detalhe abaixo

 

  Para garantir que todos os requisitos dos clientes serão atendidos inclusive o de qualidade, é realizado uma inspeção rigorosa em 100% do lote.

 

  Mas ainda falta um detalhe garantir seu dimensional, aspectos físicos e químicos, ensaios metalográficos, de tração, rastreabilidade etc... Com isso contamos com um laboratório de primeiro mundo que vamos conhecer no próximo slide

2.jpg
1.jpg